terça-feira, 18 de junho de 2024

Festa de Final de Ano Letivo - EB1/JI de Fojo

 

Realizar-se-á no próximo dia 26 de junho (4ª feira), a partir das 18h30, na EB1/JI de Fojo, a tradicional Festa de Final de Ano Letivo.

A atividade que junta toda a comunidade escolar da EB1/JI de Fojo promete ser um momento de grande convívio e alegria.

Estão previstas muitas surpresas e muita animação!

Estão todos convidados!



terça-feira, 11 de junho de 2024

“Encontro com a Escritora Isabel Minhós Martins”

 

No dia 6 de junho, recebemos na nossa escola a escritora Isabel Minhós Martins.

Para assistir a este encontro, convidámos duas professoras da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, Bárbara Esparteiro e Maria do Sameiro, que trabalham na área da formação de leitores e didática do Português. As professoras bibliotecárias do Agrupamento, Anabela Patrício e Maria da Purificação Pica, a subdiretora, Filomena Serafim, a adjunta da direção, Susana Santos, e a presidente do Conselho Geral, Sílvia Farinho, também marcaram presença.

Antes deste encontro todas as turmas da EB1 de Fojo, trabalharam e exploraram uma das obras mais emblemáticas da escritora, “A Manta”, a partir da qual surgiu a elaboração de uma manta de retalhos ilustrados com momentos marcantes da vida de cada aluno.

Foi num espaço decorado com a manta de retalhos construída, com um mural com a biografia e capas de algumas das obras que recebemos a escritora. A manta exposta neste espaço teve o propósito de mostrar e contar à escritora o trabalho desenvolvido.

Na sessão da manhã, as turmas FJ12 e FJ2 presentearam os convidados, sobretudo a escritora, com um momento de cante alentejano. Foram feitas também algumas perguntas sobre a sua vida e obra.

Na sessão da tarde, os alunos da turma FJ34 colocaram algumas questões muito pertinentes à escritora Isabel Martins sobre as suas obras e leram as sinopses dos livros “A Manta”, “Andar por aí” e “As duas estradas”. Foi um momento de partilha muito interessante. Posteriormente, os alunos da turma FJ3, apresentaram um poema sobre “A Manta” e depois foi a vez do aluno Mateus Barbosa dar o testemunho sobre a manta da sua bisavó que permanece até hoje na família. A sua   bisavó ofereceu-a ao bisneto mais velho, passando para o do meio e posteriormente para o mais novo (o Mateus), com algumas peripécias pelo meio.

Em ambas as sessões, a escritora, amavelmente, leu para os alunos algumas das suas obras, num momento descontraído em que foram trabalhadas diversas competências, nomeadamente a expressão oral, musical e corporal.

De todas as histórias que se ouviram ler a que mais despertou interesse foi “Daqui ninguém passa”, que é “Uma história que se debruça sobre o lado esquerdo e direito de um livro, fazendo estacar os leitores junto à linha de fronteira que divide as duas páginas.
 E agora? Se ninguém pode passar para a página da direita, o que irá acontecer a esta história?”.

Quando terminaram as sessões, os alunos e professores agradeceram à escritora pela sua disponibilidade, pela forma empática e generosa como conduziu este encontro.

 Como recordação foi-lhe oferecido, pelos alunos e restante comunidade escolar, uma almofada ilustrada  com as  capas de alguns dos seus livros mais emblemáticos.

Foi uma experiência única e enriquecedora para todos os alunos e professores envolvidos. A presença da escritora Isabel Minhós Martins na nossa escola permitiu-nos conhecer mais sobre o seu trabalho e inspirou-nos a explorar ainda mais o mundo da leitura e da escrita.

Esperamos poder ter novamente a oportunidade de receber escritores e escritoras, para continuarmos a fomentar o gosto pela literatura e pelas histórias na nossa escola. Agradecemos mais uma vez à escritora Isabel Minhós Martins por nos ter proporcionado esta experiência tão especial e enriquecedora, sem nada nos cobrar.

Agradecemos também às Assistentes Operacionais Dora Broa e Cristina Baião pela disponibilidade que demonstraram em ajudar a embelezar a nossa manta. Ficou linda!

No âmbito do Plano de Inovação, e com alguma da verba angariada em eventos realizados e outras iniciativas, foram adquiridos à editora Planeta Tangerina cinco exemplares de obras da escritora que já estão catalogados na nossa escola. A editora presentou-nos também com oito exemplares de outras obras. Muito obrigado!












Comemorações do “Dia Mundial da Criança”

 

No dia 3 de junho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, promovido pela Autarquia, os alunos do 1o Ciclo do Agrupamento de Escolas de Moura participaram em diversas atividades.

Visitaram a exposição "O Dia que Mudou a Nossa História", participaram em jogos e atividades lúdicas no recinto do castelo e assistiram a uma peça de teatro intitulada "À procura do tesouro escondido" no Cineteatro Caridade.

Foi um dia animado e divertido para todos os participantes!







Programa da rádio Planície “O que diz o Petiz?”

 

Durante o programa de rádio "O que diz o petiz?", como parte do projeto "O Dia que Mudou a Nossa História", a aluna Maria Isabel Rodrigues da turma FJ3, representando a escola de Fojo, participou juntamente com outros alunos do 1º Ciclo. O programa foi realizado no dia 28 de maio, às 14h.

A Maria respondeu às seguintes questões no contexto das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril:

- Por que havia proibições antes do 25 de Abril de 1974?

- O que significa viver em liberdade?

- O que farias se fosses Presidente da República por um dia?

A sua transmissão foi feita no dia 1 de junho na Rádio Planície e no Facebook da Câmara Municipal de Moura.

Esta experiência foi muito interessante e enriquecedora para a aluna.




Atividade Erasmus

 

No dia 23 de maio recebemos na nossa escola um grupo de alunos de Erasmus da Escola de Val d’Aba (Valência).

O tema da atividade foi “Joalheria com material reciclável”.

Os alunos adoraram esta partilha de aprendizagens. Foi uma manhã incrível!





Atividade 'Mano Zé, como se fazia o azeite?', no Lagar de Varas do Fojo

 

No âmbito da “XXII Semana do Património Histórico de Moura”, a Câmara Municipal de Moura levou a cabo uma série de atividades direcionadas para o público escolar, entre as quais a atividade “Mano Zé, como se fazia o azeite?”, dinamizada no Lagar de Varas do Fojo.

As turmas FJ3 e FJ34 participaram na atividade no dia 23 de maio e tiveram oportunidade de assistir a uma história dramatizada sobre como era o processo de fabrico do azeite antigamente. Houve ainda oportunidade de provar uma bela tiborna com açúcar ou sal.






Visita de Estudo ao Jardim Zoológico de Lisboa

 

No dia 17 de maio, realizámos uma visita lúdico-pedagógica ao Jardim Zoológico.

Quando chegámos, os primeiros animais que vimos foram as zebras. Em seguida, fomos assistir ao espetáculo dos golfinhos. Foi muito interessante e animado. Quando o espetáculo terminou, continuámos a nossa visita e fomos ver os lémures de cauda anelada, as araras, as girafas, os elefantes, os hipopótamos, os rinocerontes brancos, as várias espécies de macacos, os cangurus, os camelos, os búfalos, os flamingos, o habitat do Lince Ibérico, os leões, as suricatas, os ursos, o aligator, os pavões, os pinguins, e muitos mais…

Como a “barriguinha já estava a dar horas”, fomos almoçar no parque de merendas. Depois de almoço, assistimos ainda ao espetáculo das aves de rapina e  visitámos o cemitério dos cães e dos gatos.

Em seguida, dividimo-nos em dois grupos para realizar a visita guiada pelos educadores pedagógicos. O educador pedagógico começou por relembrar as regras a cumprir no espaço do Jardim Zoológico e durante a visita.

Iniciámos a visita e ficámos a saber que: os habitats de todas as espécies são reproduzidos como os habitats naturais, de forma a que os animais se sintam protegidos e em segurança; em relação ao regime alimentar,  há no jardim,  animais omnívoros, herbívoros e carnívoros; que os répteis são animais de sangue frio como o aligator e todos os outros são animais de sangue quente; os chimpanzés fazem a sua cama para dormir; as suricatas vivem em grupo, mas têm funções definidas tais como: a vigilância, fazer as tocas, cuidar das suricatas bebés e são muito sensíveis ao ruído; os rinocerontes machos gostam de viver sozinhos e as fêmeas em grupo. Também ficámos a saber que os animais pertencem a grupos diferentes conforme as suas caraterísticas: o grupo dos mamíferos, das aves e dos répteis. Achámos a visita guiada muito interessante porque aprendemos   mais sobre os animais selvagens.

Quando terminámos a visita, ainda entrámos no reptilário e vimos o axolote , o lagarto, as piranhas, as tartarugas ,algumas espécies de peixes, carapaças de tartaruga e ovos.

A seguir fomos comer um gelado para nos refrescarmos, tirámos uma fotografia de grupo, para mais tarde «recordar» momentos tão agradáveis e voltámos para Moura, cansados, mas muito felizes porque foi um dia diferente!

Foi uma experiência incrível para os alunos da EB 1 de Fojo. Aprendemos muito sobre os animais selvagens e a importância de preservar a biodiversidade.

Ficámos impressionados com a diversidade de espécies que pudemos observar no Jardim Zoológico e como são bem cuidados pelos tratadores.

Agradecemos aos professores e assistentes operacionais que nos acompanharam nesta visita e ao Jardim Zoológico por nos proporcionar esta experiência tão enriquecedora.





Entrega de livros EGA (Educar para uma Geração Azul)

 

No âmbito do Programa EGA, os alunos da EB1 de Fojo, deslocaram-se no dia 16 de maio, no período da tarde, ao Cineteatro Caridade em Moura, para assistir a mais uma sessão de sensibilização organizada pela Fundação  Oceano Azul  sobre  Literacia dos Oceanos.

A sessão foi dinamizada de uma forma lúdica e interativa . Foi apresentado o livro “Patrulha Ação Azul” lançado pela Fundação . Ao longo do decorrer da  sessão  foram apresentados os novos heróis do Oceano  que procuram   soluções para preservar e proteger as espécies marinhas que aí vivem ,plasmados nesta obra  direcionada aos quatro anos de escolaridade do  1º Ciclo .

No final da sessão , os dinamizadores da Fundação Oceano Azul ofereceram  a todos os alunos dos diferentes anos de escolaridade o livro.

Os alunos ficaram muito entusiasmados com a sessão e com o livro oferecido, e prometeram cuidar ainda mais dos oceanos e das espécies marinhas. Este tipo de iniciativas é fundamental para sensibilizar as novas gerações sobre a importância da preservação dos oceanos e do meio ambiente em geral.

Esperamos que este programa possa continuar a contribuir para a educação ambiental dos nossos alunos e para a consciencialização de todos sobre a importância de cuidarmos dos Oceanos, fonte de vida e equilíbrio para o nosso planeta.

Agradecemos à Fundação Oceano Azul e a todos os envolvidos por proporcionarem esta experiência enriquecedora aos nossos alunos.




Atividade “Com o sol não se brinca”, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro

 

A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Delegação de Moura promoveu, no dia 16 de maio, na Escola Básica de Moura a iniciativa “Com o Sol Não Se Brinca”.

Esta iniciativa de educação para a saúde foi realizada com o objetivo de promover atitudes comportamentais que visam evitar os efeitos nocivos de exposição exagerada ou inadequada à radiação solar, com recurso a uma tecnologia que permite às crianças e professores visualizarem no imediato se estão protegidas contra os raios ultravioleta. Além disso, os alunos participaram também num “Jogo da Glória” em que foram feitas algumas perguntas sobre a temática.

As turmas da EB1 de Fojo participaram com grande entusiasmo!





“Encontro Virtual com a Escritora Luísa Ducla Soares”

 

No âmbito do Plano de Inovação da EB1 de Fojo, as turmas de 1º Ciclo participaram num “Encontro Virtual com a Escritora Luísa Ducla Soares”.

As sessões decorreram na Biblioteca Escolar da Escola Básica através da plataforma Zoom.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a vida e obra da escritora, num diálogo informal e descontraído.

Houve ainda momentos de partilha de excertos de alguns dos seus livros. Os alunos também retribuíram com pequenas apresentações relacionadas com as obras trabalhadas em contexto de sala de aula na disciplina de Português e na Oficina de Melodias Literárias.

Foi um encontro emocionante e muito enriquecedor para todos os que estiveram presentes.

Queremos deixar um agradecimento, em nome dos docentes e alunos da EB1 de Fojo, às professoras bibliotecárias Anabela Patrício e Maria da Purificação  Pica, pela sua colaboração na organização  das sessões.





A Dnª Albertina foi à Escola do Fojo

 

A Senhora Dnª Maria Albertina, uma distinta senhora de 85 anos (um fantoche), decidiu partilhar a sua história de vida com os alunos da turma FJ2 na Escola do Fojo, durante a semana em que se celebrava o 50º aniversário do 25 de abril. Com entusiasmo e sabedoria, ela revelou aos alunos os episódios que marcaram sua trajetória antes do 25 de abril de 1974. Pacientemente, respondeu a todas as perguntas e dúvidas dos alunos, proporcionando-lhes uma visão realista da época que viveu.

Além disso, encantou a todos ao ler o livro "A Revolução das Letras", de Virgílio Alberto Vieira.

Os alunos ficaram encantados com as suas histórias e prometeram aguardar pela próxima visita da Dnª Maria Albertina à escola, ansiosos por mais histórias inspiradoras.




Atividades da CPCJ de Moura – “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”: participação no Laço Azul

 

Abril é assinalado como o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, e é neste sentido que se desenvolve a campanha “Laço Azul”, símbolo da iniciativa.

A convite da Comissão de Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ) de Moura, no dia 30 de abril, as crianças que frequentam a Escola do Fojo formaram um Laço Humano, em tons de azul, com a intenção de sensibilizar a comunidade para esta problemática.






Visita à “43ª Feira do Livro”

 

De 21 a 29 de abril, as turmas da EB1 de Fojo visitaram a 43.ª Feira do Livro de Moura. A Câmara Municipal de Moura, com o objetivo de promover a leitura e de criar novos leitores, desenvolveu o projeto “Padrinhos de Leitura”, que consistiu no donativo de um apoio financeiro (de empresas, instituições e coletividades) aos alunos para a aquisição de um livro. No final, as turmas assistiram, no Cineteatro Caridade, ao conto "A ovelhinha que veio para o jantar".

A experiência foi muito enriquecedora para as crianças!





Conhecer, cuidar e celebrar a Terra

 

No âmbito da “Semana da Leitura” do Agrupamento de Escolas de Moura, a turma FJ34 foi convidada a participar numa sessão de leitura intitulada “Conto Contigo”.

A obra selecionada é uma celebração da diversidade, da partilha e um apelo para que cuidemos do planeta Terra e de todos os seres que o habitam. “Se algum dia vieres à Terra”, de Sophie Balckall, uma história que, de forma simples e com ilustrações deslumbrantes, nos descreve como somos todos diferentes uns dos outros - mas todos extraordinários, como na Terra, há diferentes tipos de casas e de famílias ou pessoas surdas e pessoas cegas, que leem com os dedos.

Ao longo da sessão, a turma navegou pelo nosso maravilhoso planeta: a sua geografia, o clima, a alimentação, o vestuário, a diversidade no reino animal… e foi explorando este guia de como se vive no planeta Terra.

A sessão terminou com a ilustração do marcador de livro que foi oferecido a cada aluno de forma a assinalar o Dia Mundial do Livro, data que se celebrou no dia 23 de abril.




Mega Caminhada e realização de jogos e outras atividades desportivas

 

Com o intuito de promover a prática de exercício físico, e também como forma de assinalar o final do 2º Período, a União de Freguesias de Moura e Santo Amador e parceiros, organizaram uma Mega Caminhada e realização de jogos e outras atividades desportivas.

Foi com grande satisfação que os alunos, professores, educadores e Assistentes Operacionais da EB1 de Fojo participaram neste evento.

Haja saúde e energia!




Peça de Teatro “A Bela e o Monstro”, encenada pelo Clube de Teatro do Agrupamento

 

As turmas da EB1 de Fojo assistiram, no Cineteatro Caridade, à peça de teatro “A Bela e o Monstro”, encenada pelo Clube de Teatro do Agrupamento.

Podemos dizer que todos os alunos ficaram fascinados com a história.

Parabéns ao Clube de Teatro do Agrupamento! Esperamos por mais convites!






Dia Europeu do INEM

 No dia 11 de fevereiro comemora-se o Dia Europeu do INEM. No Centro Escolar dos Bombeiros, as duas turmas do 4º ano (BB4A e BB4B) receberam...